quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ARMANDO-SE CONTRA O MUNDO



A Paz de Cristo, hoje, quarta-feira, 17 de novembro de 2010. Gostaria de compartilhar com você algo muito importante. Se você é cristão, é de suma importância que leia isto.  
Estamos vivendo em um mundo onde a cada dia mais avançam os números de drogados, ladrões, prostitutas e etc. Você foi escolhido por Deus para ser um cristão. Sendo escolhido por Deus a ser um cristão. Você vai viver uma vida de vitórias, porém não a vitorias sem lutas. As vitorias que você vai alcançar, serão contra satanás. Para você sair vitorioso e se proteger das astutas ciladas do diabo, Paulo divinamente inspirado escreveu em Efésios, capitulo seis e versículo 10.


No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.”


O que é armadura de Deus?
O cristão está engajado em um conflito espiritual contra o mal. Este conflito pode ser chamado de combate da Fé (2 Co 10.4; 1 Tm 1.18,19; 1 Tm 6.12).  Aqui mostra claramente que as armas não são carnais, mas sim espirituais, Paulo escreve a Timóteo, orientando-o a conservar a fé e a boa consciência, já que Timóteo havia recebido profecias concernente à vontade de Deus: (1 Co 14.29) A profecia do novo testamento não era infalível, sendo passível de correção. Observe que:
* Às vezes as profecias não procediam de Deus. Até mesmo os espíritos malignos agem na igreja, o profetizar, falar em línguas ou possessão de algum dom sobrenatural não são garantias de conversão.
* Se a igreja não julgar com ordem e decência as profecias, ela deixa de seguir a bíblia.
* A atitude da igreja mediante a isto, deve ser: a) Todas devem ser testadas, segundo o padrão da doutrina bíblica (Dt 13.1-3; Dt 18.22). b) Se for exortação, a igreja deve perguntar ao espírito: “O que devemos fazer para obedecermos a vontade do espírito?”
Paulo exorta a Timóteo a permanecer fiel aquela vontade revelada para sua vida. Timóteo deveria permanecer leal à verdadeira fé apostólica e combater as falsas doutrinas.
Milita e milícia vem do grego que significa agonizar. Paulo vê a vida do crente como uma guerra espiritual, uma intensa luta que requer fidelidade e coragem para enfrentar os adversários do evangelho.
            A vitória do crente foi obtida por Cristo, mediante seu sacrifício. Jesus travou uma batalha triunfante com satanás, desarmou as potencias e as potestades malignas, e levou os cativos com Ele.
            O cristão está empenhado em uma guerra espiritual travada por ele, mediante o poder do espírito santo (Rm 8.13) a) Contra os desejos da carne. b) Contra os prazeres deste mundo. c) Contra satanás e suas forças. O crente é chamado a se separar deste mundo, vencendo as tentações e morrendo para elas.
            Em (2 Co 6.17,18) Paulo fala que a separação é fundamental para o relacionamento com Deus. Abrange duas dimensões: a) A separação moral e espiritual do pecado e de tudo que é contrario a Jesus e a sua palavra. B) Estar com Deus, em comunhão, se dedicando, adorando e servindo à Ele.
O povo de Deus deve ser santo, diferente e separado de todos. No novo testamento, Deus ordena a separação entre o crente e: a) o sistema mundial corrupto e a transigência (tolerância) ímpia. b) a aqueles que pecam e não se arrependem. c) as seitas e heresias. Devemos odiar o pecado, se opor as falsas doutrinas, manter o amor genuíno e temer a Deus. Nosso propósito é: a) perseverarmos na salvação, na fé, na santidade. b) vivermos intensamente para Deus. c) convencer o mundo da verdade. Quando corretamente nos separamos do mal, Deus nos recompensa. Aquele que não se separa perde a comunhão com Deus.
            A Milícia cristã deve guerrear contra o mal com armas espirituais.
            Na guerra Deus nos orienta a suportar as aflições, sofrer pelo evangelho, combater o bom combate da fé, guerrear espiritualmente, perseverar, vencer, triunfar, defender o evangelho, combater pela fé, não se alarmar e vestir toda a armadura de Deus, com isto ficaremos firmes e destruiremos as fortalezas de satanás e nos fortaleceremos.

Análise do Texto:
            Versículo 10: Paulo nos orienta, devemos a cada momento nos fortalecermos no Senhor e na sua força.
            Versículo 11: Devemos nos revestir de toda a armadura de Deus, para estar firme, contra o que o Diabo prepara.
            Versículo 12: Nossa luta não é contra o corpo, mas sim contra as hostes espirituais da maldade, ou seja, satanás e uma multidão de espíritos malignos. a) os poderes das trevas são governantes espirituais do mundo. b) e uma vasta multidão altamente organizada.
            Versículo 13: Tomando toda a armadura de Deus, resistiremos no dia mau.
            Versículos 14, 15, 16 e 17:
*Cinto da verdade: A palavra de Deus é nosso único meio de se defender de satanás, a verdade constrói uma vida sensacional, uma vida concreta e derrota satanás.
*Couraça da justiça: A couraça da justiça é Jesus, o mundo nos ataca, mas com Jesus não sentiremos nada.
*Sandálias da paz: Para proteger nossos pés das pedras pontiagudas e dos espinhos. Para andarmos firmes e seguros.
*Escudo da fé: A diferença entre o escudo e a couraça é pequena. A couraça protege nosso corpo espiritual dos ataques malignos em nossa alma. Com a couraça deixamos de ter medo, dúvidas e pânico. A couraça é estática e fica parada. O escudo precisa ser manejado, movimentado. E para isso é preciso treinamento, habilidade e conhecimento. Sem fé não chegamos a lugar algum.
*Capacete da salvação: Precisamos proteger nossa mente. Com a mente de Cristo.
*Espada do espírito: A bíblia serve para atacar, não basta somente lermos, ou até mesmo carregarmos ela, é preciso usar ela, nada é mais importante que a bíblia.
            Versículo 18: Orar em todo o tempo, com súplica no espírito; a oração faz parte desta guerra, vitória é alcançada através da oração.
            Versículo 19: Paulo entrega a igreja, assim como ele tinha essa responsabilidade, Paulo era Ministro do Evangelho e Embaixador do Reino de Deus, a igreja foi separada, escolhida e colocada neste mundo para lutar e vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário